Você pisa, prendendo a respiração, e aperta os olhos para ver os dígitos exibidos. O resultado final é alegria extática (você perdeu mais peso do que pensava) ou depressão profunda (quando não o fez), e esta última quase sempre fará com que você alcance o pote de sorvete mais próximo - afinal, qual é o ponto?
Essa relação de amor / ódio com as balanças não é nada novo, mas aqui está uma ideia radical: jogue fora sua balança, ou pelo menos guarde ela em um lugar de difícil acesso.
Estudos têm mostrado, e fóruns na Internet podem comprovar, que, ao parar de medir sua perda de peso, você pode realmente aumentar suas chances de sucesso.
É muito fácil se concentrar em uma "meta para emagrecer" e perder de vista o que você realmente está tentando alcançar.
A perda de peso é obviamente medida em quilos perdidos, mas a questão é que isso não é algo que precise ser mensurado semanalmente.
Isso ocorre porque nosso peso corporal flutua ao longo de uma semana, muitas vezes completamente sem qualquer intervenção dietética.
Portanto, embora você possa ver uma perda de peso de 3 quilos na próxima semana e um ganho de peso de 4 quilos na próxima, você pode não ter perdido ou ganho peso algum.
As escalas dependem apenas do peso total e não levam em consideração o ganho muscular - que aumenta seu peso - a ingestão de água ou outros fatores.
USE UMA FITA MÉTRICA
Em vez disso, mude para uma medição semanal de seu corpo usando uma fita métrica.
Meça áreas como coxa, panturrilha, braço e estômago. Essas medições serão um verdadeiro reflexo de como você está indo.
Confirme isso com uma pesagem a cada seis a oito semanas e elimine o pânico da balança para sempre.