Uma coisa que transforma a prática de exercícios um fracasso total é achar que o ritmo do processo está pesado demais para aguentar.
Assim que você se propõe a fazer uma certa quantia de exercícios, além das suas forças, todos os dias, é fácil ficar desanimado, pois vai começar achar que é impossível ou extremamente difícil manter a prática.
Nesses casos, é comum que as pessoas pensem que simplesmente não vai dar certo para elas e acabem por abandonar a ideia por completo.
Isso é uma pena, sem dúvida.
Frequentemente, nesses casos, não é uma questão de excesso de exercício; em vez disso, é um caso de muito exercício no início da prática.
VÁ DEVAGAR E SEMPRE!
A coisa mais importante sobre qualquer prática de exercícios é que ela deve ser suficiente para fazer você sentir que trabalhou duro, mas não demais para sustentar de forma realista.
Se, no dia seguinte a uma ida à academia, você não consegue se curvar para amarrar os cadarços sem muita dor, então você foi longe demais.
No entanto, se você passou por ele sem sentir falta de ar, é provável que tenha feito muito pouco exercício cardiovascular para realmente causar algum impacto.
Seu próprio ritmo está em algum lugar entre esses dois pontos e, se você for longe demais um dia, não deve sentir que é um motivo para parar - ao contrário, uma lição oportuna sobre o ritmo e a quantidade.
Depois de encontrar seu próprio ritmo, você descobrirá que pode aumentá-lo alguns degraus no tempo e os resultados começarão a fluir.