Na maior parte, isso começou com Twiggy (Lesley Lawson), mas provavelmente foi uma preocupação significativa desde que os vestidos começaram a subir acima dos tornozelos.
Mas fazer dieta nem sempre é sinônimo de perda de peso, nem deveria ser.
Fazer dieta é um termo que evoca imagens de homens e mulheres (mas principalmente mulheres) que estão negando a si mesmos os prazeres do chocolate, pão, manteiga, sobremesa, refrigerante, álcool e qualquer alimento que remotamente carregue mais de 10 calorias.
DIETA É UMA ESCOLHA, UM ESTILO DE VIDA
Fazer dieta é realmente uma escolha de estilo de vida.
É uma época em que as pessoas sentem que devem ter algo de prazer negado em troca de caber no próximo tamanho de vestido abaixo.
Mas NÃO é uma opção de longo prazo para perda de peso ou saúde geral.
NEM SEMPRE O QUE PARECE MELHOR, É O MELHOR
Pode parecer óbvio, mas como humanos, todos nós respondemos melhor ao que interpretamos como "melhor".
Devido à conotação que a palavra 'dieta' desenvolveu ao longo das últimas décadas, é muito melhor para aqueles que desejam perder vários quilos considerar uma mudança nutricional que resulte em hábitos alimentares mais saudáveis.
Por exemplo, a dieta Low-Carb High Fat defende a ingestão de muita proteína e gordura, mas nenhum carboidrato.
Mesmo os proponentes concordam que não é uma dieta que deva ser seguida a longo prazo por causa do metabolismo anormal que cria no corpo, pH alterado e aumento da carga de trabalho nos rins.
PERDEU PESO? ÓTIMO, FOQUE NA TRANSIÇÃO!
Portanto, uma vez que o indivíduo tenha perdido peso, ele deve fazer a transição para uma dieta nutricionalmente balanceada, com menos calorias do que seus hábitos alimentares anteriores.
Mas, em nenhum lugar do programa eles aprenderam a comer uma dieta nutricionalmente balanceada.
Os indivíduos agora fazem a transição de uma 'dieta' para uma dieta balanceada que devem manter pelo resto de suas vidas.
Em vez disso, quanto melhor é fazer uma transição suave e fácil de maus hábitos nutricionais para bons hábitos que o ajudarão a perder peso e melhorar a saúde geral?
DIETAS EXTREMAS PODEM DANIFICAR SEU CORPO
Tomando novamente a dieta de Low-Carb High-Fat como exemplo, as refeições ricas em proteínas que eles defendem também costumam ser ricas em gorduras animais saturadas.
Esses nutrientes são bem conhecidos pelos efeitos negativos que têm sobre o sistema cardiovascular e problemas de longo prazo com doenças cardíacas, doenças vasculares periféricas e acidentes vasculares cerebrais.
Por outro lado, ao adotar um plano de dieta nutricionalmente balanceado que inclua uma variedade de frutas e vegetais, pequena quantidade de gordura/proteína animal e grandes quantidades de água, um indivíduo pode desenvolver um plano que funcione para seu estilo de vida enquanto perde peso e melhora saúde deles.
Aqueles que são viciados em dietas são atraídos pela promessa de perda de peso rápida, mas também pode levar a hábitos alimentares pouco saudáveis e geralmente apenas sucesso de curto prazo.
Usar uma dieta muito baixa em calorias fará com que o metabolismo desacelere a um ritmo lento e às vezes até danifique o sistema além de sua capacidade de se recuperar de volta à sua antiga glória.
CONCLUSÃO
Comer uma refeição nutricionalmente equilibrada significa assumir o controle sobre o que é colocado em nossas bocas.
Significa aprender que devemos comer para viver e não viver para comer.
E significa reconhecer as armadilhas do nosso dia a dia, como açúcar extra no café, bolo no jantar e refrigerante e rosquinhas que comemos durante o dia de trabalho.
Ao assumir o controle de nossas refeições e dos alimentos que ingerimos, acompanhando os alimentos que passam pelos lábios e aproveitando vários pequenos segredos de perda de peso (como o poder da água!), Somos capazes de passar de um dieter para uma pessoa que gosta dos alimentos que come e do corpo que veste.